sábado, 19 de abril de 2008

Um triste espetáculo - Por Gabriela Valente

É um verdadeiro ABSURDO o que o jornalismo do país está fazendo com o caso Isabella. Alguns programas estão transgredindo o sentido de cobertura jornalística para fazerem uma verdadeira novela do caso.

Estava com a televisão ligada na TV aberta agora de tarde. Dois canais estavam fazendo mais um resumo de todos os fatos do caso e procurando extrair não sei mais de onde, informações novas. Para preencher o tempo do programa eles ainda ficam repetindo a todo instante o que já disseram e o que é pior: utilizam recursos de cortar a cobertura em partes de clímax e ficam enrolando para garantir que todos continuem com os olhos grudados na tela. Chega a ser até um teatro. Quem tem o mínimo de bom senso pode notar que várias dessas “novas informações” não têm a menor relevância. Mas ao invés de as emissoras fazerem um apanhado geral das novidades do caso e colocarem a matéria no telejornal do dia, eles preferem tentar ganhar dinheiro atraindo a audiência para programas ditos jornalísticos, mas que na verdade nada mais estão fazendo do que espetacularização dos acontecimentos.

As pessoas têm que abrir os olhos para isso e não se deixarem ludibriar com esse tipo de programa de argumentos falaciosos que fazem qualquer coisa suja para atrair audiência. Estamos sendo enganados, manipulados. Será que fora o assassinato de Isabella não tem mais nada acontecendo no país? Espero que a triste história dessa menina seja logo desvendada e que enfim se resolva. Mas eu espero mais ainda que os próximos casos que apareçam tenham o devido tratamento dessa mídia que hoje se esconde atrás do argumento de que é isso que o povo gosta, enquanto que na verdade todos estão embebedados por uma imprensa sensacionalista que nem forma e nem informa.

8 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo blog! É sempre bom termos opiniões diversas para formar a nossa própria. O Blog está muito bem estruturado criativo, principalmente quanto às frases e imagens da semana, que quebram um pouco o tom de seriedade. Quanto ao post "um triste espetáculo", concordo com o exposto, é a política do pão e circo sendo feita através de um caso chocante. As emissoras estão realmente se utilizando desta deixa como forma de aumentar a audiência e, consequentemente, a renda. Também estou na torcida para que esse caso se resolva logo.
No mais, desejo sorte e um futuro brilhante tanto no blog quanto na sua carreira.

Anônimo disse...

Tá massa Gaby...
Concordo com vc sobre a nova "novela das 8". A banalização da informação, e tudo mais... Nesses momentos ficamos confusos: Quem veio antes? O ovo ou a galinha?
A vida imita a arte, ou a arte imita a vida?

O meio midiático manipula, ou só faz oq a sociedade quer ver? (queremos ver isso?)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Gabi adorei o blog,tá bem a sua cara! Sobre o texto "um triste esperáculo" concordo com você. Posso até citar Acthusser quando afirma que o capitalismo controla a sociedade através de aparelhos ideológicos.É onde a mídia se encontra, sendo só uma das ferramentas usadas pela burguesia para influenciar o nosso pensamento e até como algumas pessoas remsumem a vida à uma "novela das 8".
Estás de parabéns amore!
Sucesso! Você vai longe!
beeeijao

Anônimo disse...

Complain...
essa história de "argumentos falaciosos" não me traz boas lembranças...kkkkkkkkkkk

O blog tá ótimo, o texto idem.
Mas o melhor é a frase da semana.

AMO TU!

Beeeijo!

Unknown disse...

Gabi, adorei o blog, muito original e diversificado!!!
Quanto a tudo isso que você escreveu em relação ao caso Isabella, eu concordo plenamente. Acho até que as pessoas já enjoaram do caso, mas a mídia não as deixa pensar em outra coisa.
Mas era de se esperar... o mundo se acabando e todos ainda de olho no "Caso Isabella"... Lamentável =/

Beijos, linda!
e Parabéééénss!!!

;*********

Anônimo disse...

Big, concordo com cada palavra desse seu último texto. Ficou massa!

Beijão.

Unknown disse...

Gabi..
Ficou muito legal mesmo. Amei!
Vou acompanhá-lo sempre.
Venha para SP que eu te levo lá. rss.. brincando, Má